Foto: Departamento de Marketing

Tradicional Festa de Santo Antônio marca mais uma edição de grande sucesso em Inajá

15 de junho de 2024 Prefeitura Inajá

Após a repercussão do suposto cancelamento da tradicional Festa de Santo Antônio, no município de Inajá, no Sertão de Pernambuco, a administração municipal da Prefeitura Municipal de Inajá, por meio da sua equipe, recebeu com responsabilidade o pedido do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para prestar esclarecimentos com relação a denúncia feita sobre o evento.

Desde o primeiro momento, a gestão municipal entrou em contato com o órgão, que emitiu nota sobre a decisão proferida nos autos do Processo n.º 0000369-94.2024.8.17.2720, que visa suspender o processo administrativo aberto para a contratação e fornecimento de estrutura destinada à realização da tradicional festa de Santo Antônio de Pádua de Inajá e, não propriamente a festa. A decisão foi assinada pelo juiz que responde pela Vara Única de Inajá. A gestão municipal recebeu a intimação do TJPE no último dia 27 de maio e de imediato entrou em contato para o esclarecimento.

O município esclareceu que os valores que serão utilizados pelo município para a contratação de estruturas de eventos não serão encaminhados somente para a realização da festa do padroeiro, como também para as diversas celebrações que abrangem o calendário cultural do município. De acordo com a Medida Cautelar expedida pelo município pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), os valores que serão utilizados não são os ditos em denúncia encaminhada sobre o evento, mas sim o equivalente a 23% do valor, sendo esse R$ 764.180,00 (Setecentos e setenta e quatro mil cento e oitenta reais), destinado a festa do padroeiro do município de Inajá.

Optando pela valorização da cultura local e também da economia do município que é gerada para as famílias inajaenses, por meio da tradicional festa de Santo Antônio, a administração municipal de Inajá organizou para que um dos eventos principais do calendário Inajá ocorresse com qualidade, impedindo que qualquer desfalque do real sentido da festa cultural em Inajá gerasse transtornos aos munícipes.

O resultado do trabalho da organização do evento esteve estampado no sucesso de público presente no evento, na economia local que está girando e nas campanhas de conscientização sobre segurança, vacinação e educação que também foram realizadas por meio das secretarias municipais de Inajá durante a tradicional festa de Santo Antônio.

De acordo com o prefeito Marcelo de Alberto, a festa do padroeiro Santo Antônio vai além do entretenimento e deve ter sua história valorizada, reforçando assim sua importância na cultura inajaense. “Inajá é a nossa terra, é daqui que plantamos, que colhemos e que também temos que celebrar as conquistas do nosso povo. Nossa equipe tem dialogado com governo do Estado, indo atrás de recursos e mais qualidade para nossa gente. A tradicional festa de Santo Antônio é uma das referências da nossa história, que para além de entretenimento é também um momento de renovarmos nossa esperança numa Inajá mais valorizada e com o trabalho da população que tira desse evento boa parte da renda que vai ser destinada a cuidar da família, do seu comércio, da educação dos filhos tendo seu trabalho reconhecido. Tudo isso está envolvido e nós precisamos trabalhar ainda mais para que os próximos anos sejam ainda melhores para o nosso povo.”, enfatizou o prefeito Marcelo de Alberto.