30 de outubro de 2024 Prefeitura Inajá
A Campanha Outubro Rosa, realizada anualmente no mundo todo, traz a importância da conscientização sobre o Câncer de Mama e suas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Durante este mês a Prefeitura Municipal de Inajá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou para a população diversas ações alusivas ao tema como palestras, exame preventivo para detecção da doença e orientações nas unidades de saúde do município.
Orientar as mulheres e trazer ações que façam com que cada vez mais o autocuidado e a procura por exames preventivos sejam mais comuns na sociedade é um compromisso de todos.
Segundo a Dra. Rosamarina Eliodoro, Médica da rede de Atenção Básica à Saúde de Inajá, é possível prevenir o Câncer de Mama adquirindo cuidados básicos com saúde e bem-estar.
“Adotando hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo, o excesso de bebida alcoólica, adotando uma rotina de exercícios físicos e optando pela alimentação saudável. Esses são fatores que nós podemos modificar e fazer a nossa parte. Por isso, o tema da Campanha Outubro Rosa do Ministério da Saúde é ‘Mulheres: Meu corpo, minha vida’, porque você é responsável por seu corpo e sua vida”, orientou a médica.
Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Somente neste ano, foram estimados 73,6 mil novos casos no Brasil, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O número reforça ainda mais a atenção para o problema e a necessidade de promoção de maior qualidade de vida para a população feminina.
Ainda de acordo com a Dra. Rosamarina, além dos cuidados básicos, é de extrema importância que as mulheres procurem fazer o exame preventivo. “Quanto à detecção precoce, o Ministério da Saúde orienta que seja feito o rastreamento em mulheres de 50 a 69 anos, através da mamografia, uma vez a cada dois anos. Já o autoexame, que todo mundo fala muito, é recomendado sempre que a mulher se sentir confortável. É importante observar durante o autoexame a aparição de algum caroço na apalpação, modificação da pele ou saída de secreção pelo mamilo. Visto algum desses sinais, é importante que a mulher procure um profissional de saúde.”, reforçou.
Em Inajá, durante todo o ano, são disponibilizados atendimentos, exames preventivos e orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), sendo possível que as mulheres inajaenses possam contar com a assistência da rede municipal de saúde para o cuidado e prevenção ao câncer de mama.