Prefeitura de Inajá realiza campanha de combate a dengue

19 de fevereiro de 2024 Prefeitura Inajá

A Prefeitura de Inajá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está com uma campanha de combate a dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente no Brasil já são mais de 550 mil casos da doença, representando um grande sinal de alerta para a população.

Para incentivar o combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue – a pasta separou dicas importantes para todos os inajaenses. São eles:

– Mantenha as caixas d’água sempre limpas e tampadas;

– Lixeiras tampadas;

– Guarde as garrafas sempre de cabeça para baixo, evitando o acúmulo de água;

– Não jogue lixo em terrenos baldíos;

– Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas;

– Utilize cloro e mantenha sempre a manutenção de piscinas;

– Guarde pneus em lugares cobertos;

– Mantenha lajes e calhas limpas para evitar o acúmulo de água, principalmente no período de chuva.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a incidência geral em Pernambuco é de 13,3 casos prováveis/100.000 habitantes sendo distante do referencial do Ministério da Saúde (MS) para uma alta incidência, quando se ultrapassa o patamar de 300 casos/100.000 habitantes. No entanto a prevenção contra a doença se faz necessária nesse momento, já que Pernambuco é um dos Estados que não estão na lista para receber a vacina contra a dengue, que será destinada às localidades em situação de urgência.

OUTRAS ARBOVIROSES – o Chikungunya, com 354 casos prováveis, encontra-se com 3,9 casos / 100.00 habitantes e aumento de 23,8% em relação ao mesmo período de 2023. A doença não ultrapassou o limite superior do diagrama de controle e não se encontra em situação epidêmica. Até o momento, são 28 casos confirmados.

O zika não apresenta circulação há alguns anos no estado. Este ano são 19 casos prováveis, sem nenhuma confirmação, apesar do aumento de 137,5% em relação ao ano de 2023.

SINTOMAS – Em caso de sintomas como febre, manchas na pele, dor nos olhos, conjuntivite, dor no corpo e nas articulações, dores de cabeça ou outra manifestação, é necessário a busca por atendimento médico. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença ou um possível óbito.