A Prefeitura Municipal de Inajá, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, promove no próximo domingo (07) uma programação especial que será realizada em alusão a Independência do Brasil, celebrada anualmente no dia 07 de setembro. Este ano, a data que marcou a história do país como independente e soberano completa 203 anos. A celebração contará com o tradicional Hasteamento das Bandeiras, Alvorada Cívica, desfile de escolas e as apresentações das bandas marciais.
Confira o cronograma:
06h – Alvorada Cívica;
07h – Hasteamento da Bandeira (Em frente à Prefeitura);
08h – Café da Manhã; e
15h30 – Desfile de bandas.
O desfile será composto por escolas municipais e estaduais, além das bandas marciais de Inajá, Águas Belas, Buíque e Ibimirim, Itaíba e Inhapi. As apresentações durante o desfile seguirão na seguinte ordem:
1º BANDA MARCIAL CICERO COSME- EM MEMORIA
PELOTÃO “ O LIVRO DE BOAS OBRAS” ASSISTÊNCIA SOCIAL
2º BANDA MARCIAL VIDA ATIVA DE INAJÁ- ASSISTÊNCIA SOCIAL
PELOTÃO “ ESCOLAS DO CAMPO- ADIGINA
3º BANDA FANFARRA MUNICIPAL DE INAJÁ
PELOTÃO OLÍMPIA MARIA DE OLIVEIRA- IANE
4º BANDA MARCIAL INDEPENDENTE- BUÍQUE
PELOTÃO ESCOLA ISABEL BATISTA
5º BANDA MARCIAL PADRE PAULO PEDRO DE BASTOS
PELOTÃO COLÉGIO MUNICIPAL DE INAJÁ- LILIANE
6º BANDA FANFARRA JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA- INHAPI
PELOTÃO ESCOLA MARIA DE JESUS- ROMERES
7º BANDA DE FANFARRAS WALDEMIR VIEIRA NUNES
8º BANDA ÁGUIA DE FOGO- ÁGUAS BELAS
9º FANFARRA MUNICIPAL DE ITAÍBA
Para este ano, um desfile cívico também foi organizado para acontecer no Povoado Caraibeiros, na Zona Rural, sendo realizado no sábado (06) pela Escola Municipal Maria Gaia de Araújo. O desfile terá início a partir das 15h30.
Comemorar a Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I, é relembrar da luta brasileira para a conquista de sua soberania como nação e país independente. Com o grito “Independência ou Morte”, Dom Pedro libertou território brasileiro do domínio da coroa portuguesa, um dos primeiros passos para que o Brasil saísse do regime político de monarquia e tornasse república.