A Secretaria Municipal de Saúde de Inajá promoveu, na última sexta-feira (08), a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi direcionado para celebrar conquistas e avanços da saúde no município, fazer um balanço do que tem sido feito, ouvir e elaborar junto com os cidadãos melhorias na prestação de serviços. A conferência foi realizada no auditório da EREM Antônio Guilherme Dias Lima e contou com a participação do prefeito Marcelo de Alberto, da secretária Aurelina Cabral (Gestão e Governo), secretária Tati Cabral (Assistência Social), da vereadora Nina Pajeú, além de profissionais da Secretaria de Saúde e população em geral.
A Conferência Municipal de Saúde marca uma etapa importante para a cidade, onde todos podem colaborar e fazer parte desse processo. Com o tema: “Conquistas na Saúde Pública Municipal: Inajá seguindo com mais desenvolvimento” foram trazidos eixos essenciais para novas metas a serem cumpridas pelo município. Nos últimos anos a cidade de Inajá tem se desenvolvido como nunca, avançando em diversos setores, como é o exemplo da saúde.
Em breve o município celebrará a inauguração da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a fim de fortalecer a prestação de serviços, atendendo demandas de emergências de saúde da população. A unidade ficará instalada na comunidade Várzea, que fica a poucos quilômetros do município. A base servirá também como ponto de apoio para os socorristas que estarão de plantão, disponibilizando alimentação, dormitório e treinamentos para realização dos serviços pré-hospitalares. Com o novo equipamento, Inajá passará a contar com mais agilidade nos atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito, socorro emergencial de cidadãos, além de deslocamento mais seguro e rápido dos pacientes para a unidade hospitalar, sendo este um grande avanço para o setor da saúde municipal.
Outra obra que também está prevista para ser entregue aos inajaenses é a Unidade Básica de Saúde (UBS) no Sítio Timburuna, que fará com que mais famílias tenham acesso aos atendimentos de saúde e mais qualidade de vida. A nova unidade tem como objetivo garantir mais atenção, principalmente na Atenção Primária à Saúde.